Topo
Cyberbullying e suicídio: o mal da internet. - Prosa e Psicologia
fade
4364
post-template-default,single,single-post,postid-4364,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Cyberbullying e suicídio: o mal da internet.

Cyberbullying e suicídio: o mal da internet.

            Cyberbullying é o termo usado para especificar o bullying virtual, ele se caracteriza como uma forma de assédio moral que acontece no espaço da internet. Como o advento da internet ainda é consideravelmente recente, apenas nos dias de hoje estão sendo pensadas leis para crimes que acontecem virtualmente, mas para muitas pessoas a internet ainda parece uma terra sem lei.

            Contudo, é importante enfatizar que o cyberbullying é crime, por mais que pareça que a pessoa consiga se esconder atrás de um perfil fake ou uma foto, atualmente existem tecnologias que são capazes de chegar até o autor das postagens nas redes sociais. Dessa forma, por mais difícil que seja tomar a decisão de denunciar, esse é o primeiro passo para que as pessoas comecem a se conscientizar sobre como estão usando esse espaço virtual, mas que é real.

            Pela internet ser uma ferramenta presente desde a infância nas novas gerações, os adolescentes sentem pertencerem a esse mundo desde sempre, eles não sabem o que é viver em um mundo sem internet. Por isso, a noção de consequência ficou muito abrangente para eles, pois sentem que dentro daquele espaço tudo é possível, e tudo pode. Infelizmente, mesmo com a supervisão dos pais, nada garante que você consiga proteger seu filho de um cyberbullying. O mais importante é criar um vínculo de diálogo e confiança para que isso chegue a um adulto. Caso você esteja passando por algo parecido, se sentindo atacado virtualmente, não lide com isso sozinho, busque ajuda e denuncie!

          Os números de suicídios relacionados ao cyberbullying vem crescendo a cada ano, por isso que é importante a conscientização tanto de adolescentes e jovens de que a internet não é mais uma terra sem lei, não é possível se esconder com antes. E mais, é importante utilizarmos os novos recursos de denúncia e de investigação, pois só assim eles irão se aprimorar, por serem ferramentas novas ainda não são tão conhecidos. Se em algum momento você sofreu bullying virtual, tire print da tela e salve como prova para que os usuários sejam investigados. É dessa forma que essa realidade poderá mudar e as próximas gerações conhecerão uma internet com leis assim como todos os outros espaços.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia