Topo
O risco de suicídio durante a pandemia. - Prosa e Psicologia
fade
4230
post-template-default,single,single-post,postid-4230,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

O risco de suicídio durante a pandemia.

O risco de suicídio durante a pandemia.

            Durante o mês de Setembro vamos conversar mais sobre o tema suicídio, por ser o mês dedicado a sua prevenção. Esse tema considerado tabu para tantas instituições necessita ganhar mais espaço de debate, ainda mais nesse período atípico em que estamos vivendo. Depois de 6 meses lidando com a pandemia do covid-19, especialista de diversas áreas já alertam para as consequências psicológicas que esse tempo de instabilidade e isolamento social irá provocar em nossa sociedade. Infelizmente, as notícias sobre casos de suicídios estão aumentando, e é necessário olhar atentamente para isso.

            Temos que olhar para os grupos de pessoas que estão mais suscetíveis a quadros de depressão e ansiedade por conta da pandemia. Um deles são os profissionais que trabalham com a doença, e estão enfrentando um desgaste físico e psicológico muito grande, sem previsão de amenizar o nível de estresse. Outro grupo muito vulnerável são trabalhadores que enfrentam as consequências econômicas que a pandemia causou, muitos deles perderam suas rendas de forma abrupta, muitos precisaram trabalhar com serviços informais, gerando mais estresse e frustração. E, além deles, temos os familiares das vítimas do covid-19, que precisaram se despedir de pessoas que amavam de uma forma muito triste, e enfrentam o luto junto com a pandemia. Um outro grupo que deve chamar a atenção são os idosos que tiveram suas rotinas afetadas, muitos se encontram isolados de familiares e amigos queridos, precisando proteger sua saúde física, mas se isolando socialmente do laser que tanto bem lhe proporcionavam.

            São muitas as pessoas enfrentando mais do que a eminência de uma doença durante essa pandemia, e elas demandam muita atenção. Se você se encontra ou conhece alguém que se identifica com um desses perfis citados é recomendado que você busque ajuda psicológica mesmo não se sentindo em um quadro depressivo ou de ansiedade, procure um psicólogo como forma de prevenção. E mais ainda, caso sintomas de depressão ou ansiedade já estejam acontecendo, não hesite em procurar ajuda psicológica, pois o momento de cuidar da saúde mental é agora, mais do que nunca. Estamos em um momento como sociedade nunca vivenciado, por isso temos pouca experiencia para lidar com todos os sentimentos que essa pandemia tem nos causado. E está tudo bem não estar dando conta, estamos todos juntos nesse barco, e ter essa abertura para desabafar é o que mais precisamos. É importante olharmos para o lado e enxergarmos como podemos ajudar quem mais precisa nesse momento, e nos fortalecermos como comunidade.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia