Topo
A sobrecarga emocional no corona vírus. - Prosa e Psicologia
fade
4235
post-template-default,single,single-post,postid-4235,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A sobrecarga emocional no corona vírus.

A sobrecarga emocional no corona vírus.

       Teve um dia que você achou que estava dando conta de sua vida, um dia que as crianças passavam um período que fosse na escola, você se sentia segura no seu trabalho, você estava tranquila financeiramente. Você sentia que cumpria bem o seu papel de mãe, seu papel de esposa, seu papel de dona de casa e seu papel de funcionária. Mas, de repente, chegou uma pandemia, que fez as escolas fecharem, seu trabalho parece instável, seu marido não está conseguindo trabalho como antes, e você ficou sobrecarregada. Agora você precisa lidar com uma situação nova na sua vida: pedir ajuda. Ajuda para que alguém fique com seus filhos, ajude seus filhos nas atividades escolares, ajuda para dar conta das tarefas domésticas que parecem terem se multiplicado, e seu dinheiro não parece ser o suficiente como antes.

       Muitas mulheres estão lidando com um período muito complicado. Em alguns lares a ideia de que o homem era o provedor, acabou se invertendo, e às vezes nem homem nem a mulher estão conseguindo lidar com essa mudança. O homem precisando ficar mais tempo em casa, por não conseguir trabalho facilmente como antes, e a mulher assumindo as despesas da casa e as inseguranças que isso traz. Os filhos, que antes tinham  suporte da escola, precisam de mais atenção do que nunca e as mulheres não estão conseguindo oferecer isso como antes. Os momentos de lazer estão cada vez mais restritos, tanto pelo isolamento social, quanto pelo tempo disponível, quanto pelo dinheiro.

       São tantas as questões que o corona vírus trouxe, muito mais do que a eminencia de uma doença que pode levar seus entes queridos, mas uma instabilidade emocional que as pessoas não conheciam antes, um estresse psicológico que parece não ter fim. Mas olhar para 2019 e ver como era possível fazer tanto, de uma maneira quase que automática, e se comparar com você em 2020, restrita de diferentes formas e como isso tem mexido com o seu emocional, com essa noção de que você precisa de ajuda.

       Precisa de ajuda com você mesma, com seus filhos, às vezes ajuda financeira. Mas não se cobre de ser e fazer tudo que você era em 2019, pois a vida era outra. As possibilidades eram outras, o tempo e a sua energia era outra. Esse ano está sendo algo totalmente novo, e nunca vivido, e se comparar com o passado, só trará mais cobranças e frustrações. Sua casa não precisa estar organizada, tudo bem pedir ajuda. Por isso, a importância de uma boa rede de apoio, que não precisa ser só a família, qualquer pessoa que você sinta confiança em pedir ajuda, peça. Não assuma tudo para você, se um dia você deu conta de tudo, no meio da pandemia está sendo diferente. Está sendo diferente para todo mundo.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia