Topo
Saúde Mental: Por que é tão importante falar sobre sentimentos? - Prosa e Psicologia
fade
4128
post-template-default,single,single-post,postid-4128,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Saúde Mental: Por que é tão importante falar sobre sentimentos?

Saúde Mental: Por que é tão importante falar sobre sentimentos?

            No último texto começamos a falar sobre saúde mental, e lá explicamos como ensinar desde a infância as crianças a se expressarem e se atentarem ao que sente, e mais ainda, que as pessoas ao seu redor validem esse sentimento. Sabe por que é muito importante esse olhar desde o começo da vida sobre o que sentimos e o que tem relação com esses sentimentos? Porque o ser humano sente, não adianta fugirmos disso, e sofremos por conta desses sentimentos, pensamos muito a respeito de tudo, isso faz parte da condição humana. Logo, aprender a olhar para isso como algo natural faz com que tudo seja mais leve e não tão sofrido.

            A partir do momento em que um adulto sabe se expressar, sabe enxergar que tipo de coisas mais lhe afetam, entende seus limites, primeiramente, isso faz com que nossa sociedade tenham pessoas mais empáticas com o outro, pelo simples fato desse adulto entender sobre o que lhe diz respeito e aceitar os limites do outro. Por entender sobre seus próprios limites, isso facilita as escolhas que essa pessoa faz por perceber até que ponto ele é possível de aturar, por exemplo, um ambiente de trabalho estressante. E, seguindo esse exemplo, a partir do momento que está tendo que frequentar um ambiente estressante, a que está disposto? O quê ou quem lhe gera mais estresse e por que se sinto assim? Como se comportar para lidar melhor com esse ambiente? O que pode fazer por si mesmo para amenizar esse estresse? Todas essas respostas são mais fáceis de responder se esse adulto tem um bom repertório introspectivo.

            Não quer dizer que essas pessoas com um bom autoconhecimento não estão suscetíveis a terem um quadro depressivo ou de ansiedade, afinal de conta vivemos em uma sociedade muito pesada, psicologicamente falando. Mas até nesses momentos essas pessoas terão mais bagagem para entender o que está envolvido com qualquer tipo de questão psicológica. Por isso, vale muito a pena essa aprendizagem desde a infância. Contudo, muitas famílias não validam os sentimentos uns dos outros, produzindo adultos fechados, isso tem relação até mesmo com a intolerância de muitas pessoas, e o mais triste é que esses adultos irão criar crianças nesse mesmo raciocínio, entrando em um ciclo de repetição, cheio de pessoas difíceis de lidar e que não sabem se expressar

            Se você se encontra nessa dificuldade de se expressar, independente de como isso aconteceu, mas você se identificou com esse texto, a psicoterapia pode te ajudar muito a se expressar e aprender a lidar com o seu interno e externo. Antes tarde, do que nunca, o ser humano pode aprender qualquer coisa, inclusive sobre sentimentos. Procure ajuda, não fique guardando tudo como se isso fosse normal, não é, e te faz mal.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia