Topo
Ano novo, vida nova? - Prosa e Psicologia
fade
4120
post-template-default,single,single-post,postid-4120,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Ano novo, vida nova?

Estela May

Ano novo, vida nova?

            Toda virada de ano gera a mesma expectativa: vontade de colocar planos em prática, olhar para o que passou e buscar fazer diferente para não cometer o mesmo erro, estabelecer metas para o ano que se inicia. É legal e até importante esse empurrão que “a virada” pode simbolizar na vida das pessoas, afinal de contas é sim um novo ano cheio de possibilidades, mas como saber que se será o ano da sua vida?

            Todos esses sentimentos de renovação são importantes pois nos fazem olhar para nós mesmos, olhar para o ano que passou e refletir sobre o que queremos ou não manter nas nossas vidas. Contudo, é importante manter os pés no chão e entender que dentro de 365 dias muitas coisas vão acontecer, coisas boas e ruins. Sim, é possível fazer um balanço geral para saber se aquele ano foi no todo positivo, mas com certeza ele não foi imune a algum acontecimento problemático.

            Estabelecer metas atingíveis é importante, mas como colocá-las em prática? Vale muito a pena observar o que te impediu de realizá-las até então e se atentar a isso: aos empecilhos. Parece tão simples encaixar na rotina uma atividade física, por exemplo. Mas o que foi que mais pesou anteriormente para não ter feito essa atividade antes, será que foi só sua preguiça? O que significa exatamente “não ter tempo”? Entrar nesses questionamentos pode te ajudar a colocar de fato em prática aquelas metas que se repetem de ano a ano.

            Quando vi essa tirinha da Estela May para a Folha de São Paulo, entendi que não adianta idealizar esse novo recomeço. É melhor aceitar que dentro de todos esses planos que queremos tirar do papel existe sempre os altos e baixos da vida que não dependem necessariamente da gente. Me fez bem para voltar para a realidade. Mas espero que a montanha russa que será 2020 seja uma aventura cheia aprendizagem! Feliz ano novo!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia