Topo
A terapia como um processo de distanciamento de si mesmo. - Prosa e Psicologia
fade
4386
post-template-default,single,single-post,postid-4386,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A terapia como um processo de distanciamento de si mesmo.

A terapia como um processo de distanciamento de si mesmo.

 

            “É necessário sair da ilha para ver a ilha,

 não nos vemos se não saímos de nós”.

José Saramago

            É com essa citação que o texto de hoje começa… quão difícil é se distanciar de si mesmo? É muito comum ouvir pessoas dizendo sobre os conselhos excelentes que consegue dar para amigos, mas que não conseguem fazer o mesmo. Por que a vida do outro é mais fácil de resolver? Pelo simples fato de você estar fora daquela ilha, logo, você consegue separar as prioridades, o que são problemas reais ou não, e considerar até simples algo que tem gerado muito sofrimento no outro. Mas e você?

            O processo psicoterapêutico funciona justamente como uma estratégia para você conseguir enxergar sua própria ilha, e fazer o mesmo movimento, mas consigo mesmo. Um detalhe importante de compartilhar um problema com alguém conhecido é quão envolvido aquela pessoa está nesse problema, e quanto de intimidade vocês têm a ponto dela conseguir falar algo que às vezes você não quer ouvir – e quanto isso irá impactar nessa relação.

            Por isso, a clínica psicológica é um espaço que favorece esse tipo de análise, uma vez que se trata de um profissional e de alguém que não tem nenhuma relação com o que está lhe gerando angústia. Por ser um profissional, ele terá uma bagagem de recursos para lhe ajudar a ver a sua ilha de fora. Além disso, no espaço terapêutico, você pode expressar qualquer tipo de descontentamento caso tenha se incomodado com alguma colocação por parte do psicólogo, sem se preocupar o quanto isso pode atrapalhar a relação de vocês, já que isso também pode ser uma pauta de análise sobre o que foi falado, e como você se sentiu.

            O processo de psicoterapia funciona justamente para quem quer esse distanciamento, não só em um momento de angústia, mas de entendimento de si mesmo. Depois que você enxerga todos os detalhes da sua própria ilha, é muito mais seguro viver nela!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia