Topo
Por onde começar?   - Prosa e Psicologia
fade
4406
post-template-default,single,single-post,postid-4406,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Por onde começar?  

Por onde começar?  

            Quando se inicia um novo ano, muita expectativa se coloca em mudanças e novos ciclos, mas antes de se cobrar sobre algum hábito que queira colocar em prática, talvez seja interessante entender o que são essas práticas que estão lhe incomodando e o porquê disso. Esse tipo de investigação vai ajuda-lo a compreender o que envolve essa mudança que você quer colocar em prática e o que isso representa na sua vida. Quando se entende o que há por trás da forma como se comporta e o significado de um hábito, por exemplo, ao longo do processo de mudança – que com certeza terá altos e baixos -, você consegue entender os momentos quando estiver mais difícil seguir com o processo, e as falhas no caminho se tornam mais compreensíveis e aceitáveis.

            Então, depois que você define e compreende o que é que você quer mudar na sua rotina, o próximo passo é estabelecer quais serão as “micro-mudanças” para se alcançar a mudança final. Um exemplo, se você não costuma fazer atividade física, e de uma hora para outra, estabelece que irá acordar 5:00 da manhã para ir à academia… Será que essa mudança permanecerá por muito tempo? Práticas abruptas podem ser muito prejudiciais para o processo, pois tornam o caminho quase que traumático, e aquela mudança que você tanto ter, pode lhe gerar até sentimentos negativos, se você percebe que está se sacrificando muito por algo que deseja. É dessa forma, que muitas pessoas desistem do processo, e começam de novo, e desistem, e nesse vai e volta, a mudança em si nunca acontece de fato.

            Entende por que se deve planejar e analisar qualquer que seja o comportamento que hoje lhe incomoda? Na teoria, todo mundo sabe quais são os hábitos mais saudáveis, o que mais é prejudicial para sua rotina, mas na prática não é tão simples assim. Nesse caminho de compreensão e ação, a psicoterapia é muito pertinente, e pode ser sua aliada para colocar (enfim) aquela mudança em prática!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia