Topo
O estresse que é estudar para o vestibular. - Prosa e Psicologia
fade
4045
post-template-default,single,single-post,postid-4045,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

O estresse que é estudar para o vestibular.

O estresse que é estudar para o vestibular.

            A preparação para o vestibular é algo que envolve muito estresse, principalmente depois de alguns anos frequentando o cursinho, é muito natural que o aluno se cobre e se compare. Infelizmente, esse espaço preparatório para o vestibular acaba sendo um ambiente nem sempre muito saudável, justamente por essa comparação excessiva que nele acontece.

            É muito comum que diretores ou coordenadores criem algumas regras de estudos, sempre com uma boa intenção, mas se transformando em mais uma cobrança que perde seu sentido. Isso porque o aluno deve sim se atentar ao seu método de estudo, mas sempre vendo o que faz mais sentido para cada um. A partir do momento que você cria uma “fórmula de estudo” você está deduzindo que todas as pessoas apreendem o conhecimento da mesma forma. O que não acontece na vida real.

            É importante sim estabelecer alguns pilares para se atentar ao estudar como ambiente favorável (silencioso e com poucos estímulos), organização, material atualizado, entre outros. Contudo, algumas pessoas funcionam melhor ouvindo o conteúdo, outras apreendem escrevendo resumos e ainda tem aquelas que preferem esquemas explicativos. Enfim, existem diversas formas de estudar, o mais importante é o aluno ter esse autoconhecimento do quê funciona com ele, e esse conhecimento ele deve desenvolver ao longo dos anos escolares.

            Impor regras e cobrar para que elas sejam cumpridas, quando se trata de método de estudos, deve-se ter muito cuidado, pois isso pode frustrar ainda mais o vestibulando. É muito mais importante desenvolver essa consciência de que cada um funciona de uma forma – nem sempre estudar 8 horas seguidas vai ser uma boa estratégia para todo mundo. Em um ambiente onde a competição já acontece de forma natural, comparar métodos de estudos pode gerar ainda mais estresse.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia