Topo
Uma análise sobre a animação Divertida Mente. - Prosa e Psicologia
fade
3929
post-template-default,single,single-post,postid-3929,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Uma análise sobre a animação Divertida Mente.

Uma análise sobre a animação Divertida Mente.

              Hoje vamos analisar a animação Divertida Mente (Inside Out) que deixamos de indicação na semana passada. Esse filme, que a princípio, é para crianças, traz na verdade uma reflexão muito legal sobre como o ser humano funciona. O filme coloca cinco emoções principais que “dirigem” nossos comportamentos: alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. É claro que existem muitos outros sentimentos dentro de nós (aliás, já aconteceu de você se sentir de uma forma que não soube nomear?), mas vamos pensar dentro da perspectiva do filme: já imaginou se nossa vida fosse “dirigida” só pela alegria? Ou então só pelo nojo?

                A primeira reflexão que podemos tirar é a importância de cada sentimento ter seu espaço. O medo, por exemplo, faz muita diferença em alguns momentos. A própria tristeza, que parece ser tão evitada, ela faz o contraponto que a alegria precisa em vários momentos do filme. E é isso que precisamos entender, não podemos fingir que vivemos só de alegria, a vida nos traz situações que só um sentimento não daria conta sozinho.

                Outra reflexão legal que o filme traz é sobre as “ilhas” que constituem nossa personalidade, e a importância delas estarem bem constituídas ao longo da nossa vida. Essas “ilhas” que o filme retrata podem ser a família, as amizades, algum esporte, uma religião, algum hobby… enfim, são vivencias que estabelecem algum tipo de valor para nossas vidas. Elas são importantes porque em momentos difíceis, será a partir desses valores que foram construídos através dessas “ilhas” que o ser humano irá lidar com qualquer tipo de situação. Um exemplo para ilustrar: o adolescente que é muito focado em um determinado esporte e por conta da disciplina que desenvolveu, consegue fazer suas escolhas baseadas nos princípios que aprendeu com o esporte.

                Você já pensou quais são as “ilhas” que constituem a sua personalidade? Quais são os valores que costumam pesar nas suas escolhas e de onde eles vieram? É legal fazer essa reflexão porque é isso basicamente que define nossa vida: escolher, e escolher de acordo com o que acreditamos. Se comportar da forma que pensamos ser o melhor para cada situação.

                Tudo isso vindo de uma animação infantil! Com certeza, isso pode ser muito para a cabecinhas das crianças, mas só de trazer essa visualização do papel das emoções, da importância delas, esse filme já é incrível! Se não assistiu ainda, junta a família, os amigos e tentem pensar sobre tudo isso juntos!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia