Topo
Escolher é "preciso"! - Prosa e Psicologia
fade
3766
post-template-default,single,single-post,postid-3766,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Escolher é “preciso”!

Escolher é “preciso”!

            Escolher entre uma coisa e outra muitas vezes é uma tarefa difícil, pois a principio não se sabem as consequências dessa conduta. Em muitos momentos da vida de uma pessoa ela se vê diante de tal situação, obrigada a escolher entre um emprego ou outro, entre iniciar um relacionamento ou não, fazer determinado curso, são várias as ocasiões onde escolher é necessário, na verdade, viver é fazer escolhas. Ou seja, pensar a respeito do tema é algo essencial para qualquer pessoa.

            Apesar de ser algo extremamente corriqueiro na vida dos indivíduos, pois desde a hora que acordam até irem dormir as pessoas são obrigadas a escolher, muitos têm extrema dificuldade com o assunto. Em muitos casos, tal problema está ligado à questão da perda, pois fazer uma escolha invariavelmente envolve ao menos uma perda. Imagine a situação na qual você tenha que escolher entre fazer uma viagem ou trocar de carro, se escolher a viagem, você deixa de ter o carro e vice-versa. Lembrando o fato de muitas das  vezes as perdas não se resumirem a uma coisa só, mas várias, gerando uma grande angústia. Quando essas escolhas envolvem a parte amorosa, afetiva e profissional a situação fica pior ainda.

            Mesmo com toda angústia e dificuldade, “escolher é ‘preciso’!”, não há como fugir disso, é impossível ter tudo e seguir todos os caminhos. No entanto, focar mais no que se está ganhando com tal atitude pode ser algo extremamente proveitoso e uma maneira positiva de lidar com a situação quando se está realizando uma grande escolha. Mas o aspecto mais relevante para lidar com esse problema é garantir que a escolha seja feita conscientemente. Ou seja, o autoconhecimento é extremamente importante para a pessoa conseguir fazer “boas” escolhas e desfrutar dos seus resultados, pois só ele conseguirá balizá-la diante das escolhas da vida.

Homero Belloni

Sou psicólogo (CRP 08/23286) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possuo especialização em Clínica Psicanalítica (UEL) e mestrado em Psicologia (UEL). Atendo em clínica psicológica particular sob o olhar da Psicanálise. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia