Topo
Agir ou não já é uma escolha. - Prosa e Psicologia
fade
4402
post-template-default,single,single-post,postid-4402,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Agir ou não já é uma escolha.

Agir ou não já é uma escolha.

CARTOMANTE

tomar decisões

é a melhor forma

de prever o futuro.

(Luiza Mussnich)

 

            Como prever o futuro se não existe comportamento? Algo é certo: enquanto não houver decisão, é muito provável que tudo permaneça como está. Se está bom, bom. Se está ruim, ruim. Não agir é também uma decisão, talvez de conformismo, de medo, de apatia, mas é sim comportamento. E quando se quer decidir, mas não se sabe pelo quê, nem como, existe a chance de análise das possibilidades e consequências que virão.

            É bom lembrar que nem sempre é possível se prever tudo, talvez seja impossível. Mas tomar uma decisão pensando nas alternativas e implicações delas, pode gerar um tipo de conforto quando o “imprevisível” acontece, afinal você fez o que pôde com o que você tinha. E se comportar analisando os fatos é reconfortante também quando aquilo que se previu, de fato acontece. E aquela angústia por ter que decidir algo é recompensada por ver as coisas acontecerem.

            Mas uma coisa é fato: só existe mudança, quando existe ação. E falar repetidas vezes do mesmo problema de uma forma ruminante e sem reflexão alguma, definitivamente não gera nenhum tipo de mudança. E sim, mudar dá medo, gera desconforto, e talvez até ansiedade também. Contudo, o sentimento de que se está fazendo algo diante daquilo que te incomoda, talvez vale mais a pena do que simplesmente repetir as mesmas falas.

            Para o novo ano, o que eu desejo a você é muita ação, mas ações conscientes! Se as consequências serão as que você esperava, pode ser que sim ou não, mas alguma consequência você terá, isso lhe garanto!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia