Topo
Poesia e Psicologia: uma reflexão sobre você durante esse ano. - Prosa e Psicologia
fade
3921
post-template-default,single,single-post,postid-3921,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Poesia e Psicologia: uma reflexão sobre você durante esse ano.

Poesia e Psicologia: uma reflexão sobre você durante esse ano.

           

            É nessa poesia de Paulo Leminski que o texto dessa semana irá se inspirar. Dezembro, fim de ano, traz uma reflexão sobre tudo o que aconteceu durante o ano que está terminando. Algumas coisas já nem nos lembramos mais, outras ainda estamos tentando digerir, mas tem aquelas memórias que também sentimos saudades. O ponto é, tudo o que passamos durante esses doze meses iremos carregar para sempre, ou como Leminski coloca, são parte dos vagões cheios de gente e acontecimentos que nos acompanharão vida a frente.

            Da mesma forma que nós junto com nossas atitudes estamos enchendo os vagões dos trens das pessoas com as quais convivemos durante esse ano. Com certeza, muito do que fazemos não temos ideia de como afetou a vida dos que estão ao nosso redor. Às vezes, nos comportamos com certa intenção e acabamos por atingir os outros de um jeito que não esperávamos. Mas isso é normal, não sabemos (ou sabemos muito pouco) sobre os vagões que cada um carrega consigo. Por isso, a importância de termos cuidado com nossas palavras, nossas atitudes, pois o que para você pode ser algo simples e inofensivo, para o outro pode trazer inúmeras inseguranças e questionamentos.

            O que quero trazer com essa poesia é a seguinte reflexão: Como estão os vagões que fazem parte da sua vida? Que passageiros saíram dele e quais entraram? Que acontecimentos que os vagões do seu trem passaram a carregar durante esse ano? E mais, em quais vagões você agora está viajando? Você consegue pensar em situações desse ano que passou em que as suas atitudes agora passarão a viajar pelos trens de outras pessoas? Que pessoas e situações foram essas? Você se orgulha ou não de estar nos vagões de outras vidas?

            Pense nisso, veja e reveja tudo o que seu 2018 enfrentou, quais foram suas evoluções e em quais aspectos você precisa focar para o seu 2019 ser melhor. Questionar sobre si mesmo é o que ser humano faz de melhor!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia