Topo
A ansiedade em ser mãe. - Prosa e Psicologia
fade
4314
post-template-default,single,single-post,postid-4314,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A ansiedade em ser mãe.

A ansiedade em ser mãe.

        Para algumas mulheres, engravidar é algo simples, e às vezes, fácil demais, quando de maneira inesperada uma gravidez acontece sem que aquela mulher a planejasse. Contudo, para muitas (muitas mesmo!) o processo de engravidar é cheio de angustia e frustração. Quantas mulheres se frustram com o fato de encarar a menstruação todo mês, quando na verdade esperavam a concretização do seu sonho? Talvez seja porque esse assunto é mais falado atualmente, mas são muitos os relatos de mulheres que sofrem planejando uma gravidez que não acontece tão facilmente, e todo esse caminho é de muita angústia para essas pessoas.

        Algo a se pensar é se vale a pena ou não o controle excessivo em relação as datas de ovulação, muitas mulheres acabam ficando muito fixadas no calendário, e acaba que o processo deixa de ser natural, e quando todo esse planejamento não gera o resultado esperado, a frustração é maior ainda. Quando esse ciclo de controle com datas se repete algumas vezes, é perceptível como o nível de ansiedade dessa mulher aumenta. Por isso, vale a pena se questionar se isso é válido ou não.

       Além disso, o acesso às informações da forma que acontece hoje dia acabou se tornando um vilão para essas mulheres que querem ser mães. Antigamente, quando a mulher engravidava, passava toda a sua gestação vivendo normalmente, e dava a luz, muitas vezes em circunstancias difíceis, o nível de ansiedade em relação ao bebe era muito baixo. Hoje a mulher entende muito bem o que significa gerar uma criança em seu ventre, é sim uma grande responsabilidade e acontecimento. Contudo, ter acesso a todas as possibilidades que podem dar errado ao longo desses 9 meses, faz com que essa gestação se torne algo que lhe gera mais pressão do que o normal.

         Então, somando toda a ansiedade que o processo de engravidar pode representar para a mulher – quando essa gravidez não ocorre facilmente como ela esperava – junto com o nível de informação sobre as possibilidades de problemas que pode ocorrer em uma gravidez, temos como resultado uma mulher vivendo a gravidez da maneira mais ansiosa possível. Muitas vezes ela deixa de viver situações por medo, ela se sente cobrada para que tudo dê certo, e assume uma carga maior do que lhe cabe, eixando de viver aquele momento único que tanto sonhou.

        Precisamos falar sobre essas mulheres que sonham em ser mãe, mas que por diversos motivos, tornam um grande sonho de sua vida em um momento de cobrança e sofrimento. Entender que você não é capaz de controlar tudo, pode trazer muito alívio. Infelizmente, a gravidez é um processo muito delicado sim, mas que por muito tempo nossa sociedade encarou como algo natural e fácil de acontecer. Contudo, são diversas as questões que podem interferir, inclusive o psicológico dessa mulher. Fale sobre isso com um profissional, não guarde esse sofrimento para você!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia