Topo
A importância do Novembro Azul. - Prosa e Psicologia
fade
4255
post-template-default,single,single-post,postid-4255,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A importância do Novembro Azul.

A importância do Novembro Azul.

            O Novembro Azul é uma campanha focada na saúde do homem, seja ela a saúde física ou mental. Infelizmente, esse tipo de ação se faz necessário, pois é um exemplo de como o machismo não afeta apenas a vida das mulheres, mas dos homens também. Essa ideia de autocuidado ainda é um desafio para muitos homens, que não admitem o sofrimento que estão sentindo, postergando uma ajuda médica ou psicológica, fazendo com que o problema se agrave por não buscar tratamento em tempo.

            O ato de falar o está sentindo, seja ela uma dor física ou uma angústia, pode ser um desafio para muitos homens que nunca foram incentivados a falar e pior, relacionam isso de forma pejorativa à fraqueza ou frescura. Esse tipo de comportamento só dificulta muito dos tratamentos, já que o homem fica resistente a se expressar sobre o que sente. Muitos deles, às vezes, nem sabem explicar como a dor ou incomodo acontece, justamente por não falarem sobre ou não saberem se observar.

           Os dados que o site da campanha traz servem de alerta da importância da prevenção. O câncer de próstata, por exemplo, é o câncer mais comum entre os homens brasileiros, e em segundo lugar o câncer de pele. A cada ano, em média 68 mil casos são descobertos, mas 15 mil mortes acontecem pela não prevenção. É importante ressaltar que quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de cura. Dessa forma, fica a conscientização para homens a partir de 45 anos que realizem os exames preventivos anualmente, a fim de que se descoberto, o tratamento seja bem sucedido.

            Por isso, a importância de incentivar o contato com sentimentos e o autocuidado com os meninos desde a infância, para que esse comportamento seja parte de seu repertório desde cedo, desenvolvendo homens mais seguros e conscientes de si mesmos, sem relacionar sofrimento com fraqueza.

            O grande objetivo do Novembro Azul é conscientizar como essa falta de autocuidado por parte dos homens, faz com que eles morram mais cedo que as mulheres, além de quebrar preconceitos envolvidos com os exames preventivos. Prevenir é melhor que medicar, prevenir promove a longevidade e uma melhor qualidade de vida.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia