Topo
Pensamentos comuns em um relacionamento amoroso. - Prosa e Psicologia
fade
4191
post-template-default,single,single-post,postid-4191,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Pensamentos comuns em um relacionamento amoroso.

Pensamentos comuns em um relacionamento amoroso.

             O texto de hoje é sobre os pensamentos mais frequentes quando se está em um relacionamento amoroso e o que eles podem significar sobre você mesmo, caso você se identifique com algum. Um pensamento muito frequente é sobre não se sentir valorizado o suficiente, “eu sempre dou muito e recebo pouco”. A primeira coisa a se analisar é o que são esses comportamentos que você diz estar fazendo tanto, será que eles são realmente necessários? Ou foi uma idealização sua que você quis colocar em prática, e por não ser o que o outro idealizava, ele não lhe retribui “a altura”, lhe fazendo se sentir desvalorizado. Lembrando que um relacionamento saudável nenhum dos lados precisa estar disponível todo o tempo para o outro, por exemplo, é muito importante cada um viver sua individualidade e ter o seu espaço.

            Outra idealização muito frequente é a ideia de que “será para sempre” ou melhor, “felizes para sempre”. A realidade é que não vivemos em um conto de fadas, e tudo tem um fim. Aliás, você já pensou sobre o quão sufocante pode ser pensar que um relacionamento é para sempre, e que caso você não se sinta mais feliz ou à vontade, não tenha a possibilidade de sair dele? Pois é, o “felizes para sempre” também pode ser traiçoeiro. Talvez seja justamente a ideia de que um dia pode acabar, que pode funcionar como uma forma de aproveitar cada momento, evitar brigas desnecessárias, e viver cada instante de maneira mais plena.

            Por outro lado, iniciar um relacionamento já pensando no término/ divórcio não é uma boa ideia, afinal por que se engajar em algo que você não acredita que dará certo? É sempre bom lembrar que em uma relação amorosa existem duas pessoas, por isso, antes de qualquer coisa, devemos pensar sim nos sentimentos do outro, e no impacto das nossas atitudes na vida dessa pessoa. Então, não assuma um compromisso que não era o seu desejo de fato. É sempre melhor sofrer pela verdade do que pela mentira. Outro pensamento muito comum é “vou terminar primeiro, para não terminarem comigo”. Esse tipo de pensamento reflete uma ideia de que uma relação amorosa é uma competição, de quem faz sofrer, e de quem irá sofrer. Lembrando que estamos falando de sentimentos e de pessoas, temos que tratar o outro com responsabilidade e respeito.

            Por fim, costumo dizer que um relacionamento amoroso são duas pessoas remando juntas um barco, cada uma de um lado. Se apenas uma remar e a outra largar o remo, o barco irá navegar em círculos e não sairá do lugar. Para um relacionamento evoluir é preciso que ambos estejam engajados nisso, levando sempre em consideração seus desejos, e tratando o outro com respeito. Pense nisso!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia