Topo
Refletindo sobre o luto - Prosa e Psicologia
fade
4090
post-template-default,single,single-post,postid-4090,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Refletindo sobre o luto

Refletindo sobre o luto

            Perder alguém muito próximo da gente é algo muito doloroso, aliás, é muito comum as pessoas evitarem pensar na possibilidade de perder alguém que ama, porque só de pensar já é sofrido. Mas a verdade é que nunca estamos preparados para lidar com essa perda, e por mais que tentamos imaginar a dor, ainda será muito difícil quando isso acontecer. Mas caso você esteja passando por isso, aqui vai uma análise sobre o que você pode estar sentindo.

            O primeiro desafio é aprender a se acostumar a viver sem aquela pessoa. Não é só em relação aos papeis que ela cumpria na sua vida, mas da simples convivência e aceitar que os momentos vividos juntos não irão se repetir. Essa parte é muito sofrida, cumprir tarefas que antes era do outro, frequentar lugares que antes era com o outro, conversas e assuntos que você só tinha com o outro… é nesse momento que se trabalha muito a aceitação de ter perdido aquela pessoa. Essa fase é difícil sim e, por isso, não se cobre de conseguir viver como antes, porque não será mais como antes. O fato de não ter mais aquela pessoa ao redor já faz com que tudo seja diferente, então vá com calma e sem cobranças.

            Outro desafio, mas que as pessoas costumam se deparar depois de algum tempo da perda que sofreu, é entender e aceitar os acontecimentos que estão por vir. Aceitar que o tempo passa, e a vida continua. Quando se diz que o tempo cura, há situações que o próprio tempo machuca. Porque quando você percebe que está seguindo com a sua vida, fazendo planos e realizando esses planos, mas que aquela pessoa não está vivenciando aquilo com você, é comum gerar culpa, medo, arrependimento. E aí, a vontade é fazer com que o tempo pare de passar, mas se isso acontecesse, você não realizaria seus sonhos. Entende como é difícil?

            Enfim, lidar com todos esses sentimentos demanda muito sim, mas não fuja deles, coloque para fora o que você está sentindo, se puder, busque ajuda psicológica, não tenha vergonha de pedir ajuda. Não é fácil perder alguém e você não precisa lidar com isso sozinho. Respeite o seu tempo, tente não se comparar com o outro que às vezes está conseguindo lidar mais rápido que você pela mesma perda, pois cada um tem seu tempo. As relações entre as pessoas são únicas, por isso, a forma com que lidamos com ela (ou a perda dela) também é única.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia