Topo
A importância do diálogo nos relacionamentos amorosos. - Prosa e Psicologia
fade
4031
post-template-default,single,single-post,postid-4031,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A importância do diálogo nos relacionamentos amorosos.

A importância do diálogo nos relacionamentos amorosos.

            Ao longo do tempo a forma como os relacionamentos amorosos se estabeleceram mudou bastante, digo isso pensando nos relacionamentos mais antigos, em que o diálogo não existia e, principalmente, a mulher tinha pouco espaço e o homem era quem tomava as decisões sozinho com poupa participação feminina. O espaço que as mulheres ganharam durante esses anos foi também dentro dos relacionamentos amorosos, isso porque os homens aprenderam a ouvir e a entender a importância de conhecê-las para que a relação faça sentido para os dois.

            Quando falo do diálogo é sobre falar de si, da sua história, dos seus desejos, do que faz parte da sua vida. Já que partindo da ideia de que você está se relacionando com alguém, este relacionamento deve fazer sentido para você nesse momento, seja até mesmo para resolver uma carência pessoal.

            A partir do momento que você expõe sobre si e tudo que envolve a sua vida, você está estabelecendo uma relação de sinceridade com a pessoa, e dessa forma já definindo o tipo de relacionamento que você procura e deseja. A grande questão de se expor é que para muitas pessoas isso significa se colocar em vulnerabilidade, pois se expor é falar sobre seu passado, suas angústias, e isso pode ser impensável para alguns.

            Mas como se relacionar sem se expor? Relacionamentos sem essa exposição acabam sendo muito superficiais, já que o diálogo acaba se baseando na rotina do casal e apenas nisso. Porém, o relacionamento se dá justamente pelas questões particulares de cada um, e são essas questões que devem ser expostas e dialogadas, já que são elas que irão interferir no funcionamento da relação. Entendo que antes dessa exposição deve haver a confiança, mas uma coisa depende da outra. Você só irá desenvolver a confiança quando se expor e ver como a pessoa lidou com suas questões, e mais, se ela se sente a vontade para confiar em você aspectos pessoais dela. É essa construção da relação que a torna valiosa a longo prazo. Feliz dia dos namorados!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia