Topo
Peça desculpas a você mesmo. - Prosa e Psicologia
fade
4004
post-template-default,single,single-post,postid-4004,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Peça desculpas a você mesmo.

Peça desculpas a você mesmo.

           Para alguns talvez seja novidade, mas o ser humano não é perfeito. Digo para alguns, porque ainda existem pessoas que buscam essa perfeição em sua vida, ou pior, exigem a perfeição do outro. Partindo disso, pelo fato da imperfeição ser algo intrínseco ao ser humano, é esperado que ele erre. E vai errar. Vai errar, muitas vezes, querendo acertar.

            Nesses erros que a pessoa comete, pode acontecer dele ter consequências para a vida de outras pessoas, às vezes pessoas que ela ama e não queria machucar. É assim que os desentendimentos acontecem. Por mais difícil que seja, admitir que erramos é uma virtude e tanto. Afinal de contas, errar todos erramos, mas admiti-los nem sempre ocorre com todos.

            A partir do momento que existe esse reconhecimento do erro, e principalmente, um pedido de desculpas para aqueles que se sentiram afetados por esse erro, fizemos tudo o que está ao nosso alcance. Se o outro irá desculpar e seguir em frente, isso dependerá dele, mas não podemos nos culpar mais ainda dos nossos erros pelo fato do outro não nos perdoar. É nesse momento que o erro passa a ser do outro, e não mais seu. Existem erros, que apenas um pedido de desculpas é possível se fazer, reparar tudo não depende só de uma pessoa.

            Mas nisso tudo fica a sua percepção sobre o seu erro. Pessoas que tendem a se cobrar muito, que buscam essa perfeição para si mesmas, não aceitam seus erros. Muitas vezes é esse perfil de pessoa que tende a não se desculpar. Perfeição no ser humano não existe. O que vale a pena se observar nesse momento são as intenções por de trás desse erro cometido. Na grande maioria dos casos, o erro acontece buscando o acerto, ou por não se atentar aos detalhes. E isso acontece por você não é perfeito. E nunca será. Mas sabe aquela velha máxima: é errando que se aprende? Então, outra característica intrínseca do ser humano é aprendizagem, aproveite isso e peça desculpas para si mesmo.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia