Dia Nacional de Combate ao Câncer: como lidar com o diagnóstico. - Prosa e Psicologia

Dia Nacional de Combate ao Câncer: como lidar com o diagnóstico.

O dia 27 de Novembro é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, essa doença que aumenta a cada ano a incidência na população e que carrega um histórico tão pesado em torno dela. Para ilustrar o quão presente essa doença é em nosso cotidiano, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – é estimado que em nosso país, entre 2018 e 2019, ocorra 600 mil novos casos de câncer para cada ano. Os cânceres de próstata (em homens) e os de mama (em mulheres) são os mais frequentes, mas existem diversos outros tipos de câncer.

Enfim, essa doença tão recorrente por muito tempo foi sinônimo de morte. Mas graças aos avanços da medicina e, principalmente, o incentivo à prevenção, essa ideia está se quebrando, contudo ela ainda permeia na mentalidade de muitas pessoas. Claro, que receber um diagnóstico de câncer não será fácil, afinal, ela ainda é uma doença que mata muito. Por isso, campanhas para a prevenção são tão importantes, porque descobrir a doença no início faz toda a diferença para o sucesso do tratamento.

O tratamento do câncer também traz muito medo às pessoas que se deparam com a doença. Mas com a medicina se desenvolvendo tanto como atualmente, os efeitos colaterais estão cada vez menores e, principalmente, o fato de que cada indivíduo reage a ele de uma forma, por isso, não tema o que está por vir. Pense que qualquer dificuldade que você poderá enfrentar no tratamento será parte do caminho para a cura. E a cura existe!

E para as pessoas que estão acompanhando seus entes queridos nessa jornada que é o tratamento do câncer, seja paciente, ouça, procure informações sobre o tipo de câncer de que se trata, seja solicito para o que a pessoa precisar e tente sempre mostrar os avanços do tratamento e fortalecer quem está passando por isso. Não menospreze a doença, é normal a pessoa passar por altos e baixos ao longo desse processo. Mas o mais importante é ela se sentir acolhida e fortalecida de amor e cuidado por quem estiver ao seu redor.

E por fim… se algo não estiver funcionando normalmente em seu corpo, não fuja disso. Procure um médico. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais chances de cura existem!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.