Topo
Qual o motivo das pessoas tirarem a própria vida? - Prosa e Psicologia
fade
3843
post-template-default,single,single-post,postid-3843,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Qual o motivo das pessoas tirarem a própria vida?

Qual o motivo das pessoas tirarem a própria vida?

                O mês de setembro no Brasil é chamado de amarelo por causa da conscientização sobre o suicídio, o dia real do tema é 10 de setembro. A cor amarela foi escolhida devido a um caso de um jovem americano que se matou em um carro amarelo no ano de 1994, no seu velório, amigos usaram a cor amarela em alusão ao carro, por esse motivo, a cor amarela vem sendo constantemente ligada ao suicídio.

                 De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, esse número é maior que a maioria dos diagnósticos de câncer ao redor do nosso país, se ele não tem tanta visibilidade é pela falta de divulgação – no Brasil ainda é proibido divulgar casos de suicídios. Mas a questão é, todos nós temos uma tendência autodestrutiva, muitas vezes ela é expressa em comportamentos até então inconscientes, como fumar, beber em excesso, dirigir em alta velocidade, comportamentos de riscos e até mesmo roer unhas. No entanto, existe uma diferença muito grande entre esses comportamentos e o de tirar a própria vida. Por isso quando alguém tira a própria vida não podemos ver como algo de outro mundo e que nunca faríamos isso. Então, qual o motivo das pessoas tirarem a própria vida?

               Seria mentiroso dar uma única resposta acerca do tema, existem vários motivos pelos quais as pessoas tiram a própria vida, algumas que são muito frequentes nesses casos: não conseguir dar sentido a própria vida, angustia e a busca pela fuga de situações que no momento não parecem ter soluções. Diante de problemas, cada pessoa costuma lidar da sua forma e, às vezes, tirar a própria vida parece ser uma solução. Por isso, a importância de buscar ajuda quando esse tipo de pensamento vier a tona, pois por mais que pareça que essa seja a unica saída, não é.  Dentro disso, estejamos atentos ao nosso redor, o suicídio não tem um esteriótipo, ele acontece por diferentes motivos com pessoas das mais distintas posições na sociedade.

Homero Belloni

Sou psicólogo (CRP 08/23286) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possuo especialização em Clínica Psicanalítica (UEL) e mestrado em Psicologia (UEL). Atendo em clínica psicológica particular sob o olhar da Psicanálise. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia