Topo
A relação com o psicólogo - Prosa e Psicologia
fade
3835
post-template-default,single,single-post,postid-3835,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A relação com o psicólogo

A relação com o psicólogo

                Como dia 27 de agosto foi o dia do psicólogo, hoje resolvi falar sobre a relação terapêutica. Ou seja, a relação estabelecida entre paciente e terapeuta, mesmo muitas vezes confusa, é a partir dela que o tratamento psicológico se viabiliza e ganha seus contornos.

                Diferente do que muitos pensam, o psicólogo não é um amigo a quem você compartilha seus segredos, logo, a relação estabelecida com ele não é de amizade, é algo muito mais profundo e de certa forma único. A relação estabelecida com a figura do terapeuta, na verdade é um encontro com você mesmo, pois no início o individuo atua no consultório psicológico da mesma maneira que ele age fora do consultório, no entanto, o psicólogo tendo o conhecimento necessário é capaz de identificar essas condutas e expor à pessoa de forma que a coloque para refletir sobre esses aspectos.

               Pensar no psicólogo como um amigo é algo perigoso em diversos aspectos, um deles é o fato de na relação de amizade existir julgamentos e expectativas uns com os outros, pontos que não devem existir na relação com terapeuta, pois inviabilizam todo o processo, levando o paciente a omitir certas informações de sua vida com medo de julgamentos, ou até mesmo, para cumprir com supostas expectativas. É justamente por não ser seu amigo, que você pode falar sobre tudo com o psicólogo.

Homero Belloni

Sou psicólogo (CRP 08/23286) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possuo especialização em Clínica Psicanalítica (UEL) e mestrado em Psicologia (UEL). Atendo em clínica psicológica particular sob o olhar da Psicanálise. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia