Topo
Quando o inesperado ataca! - Prosa e Psicologia
fade
3662
post-template-default,single,single-post,postid-3662,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Quando o inesperado ataca!

Quando o inesperado ataca!

         Uma das técnicas que o ser humano desenvolveu para se sentir mais seguro é a técnica do controle: eu vou planejar tudo, vou pensar em cada detalhe e assim tudo dará certo no final. Por um lado, essa técnica pode ser interessante, mas o problema é quando acontece o inesperado. E o que é a vida se não várias situações inesperadas acontecendo a todo o tempo?

             E aí fica a questão: será que nós, meros seres humanos, sem nenhum superpoder, somos capazes de pensar e controlar cada detalhe de nossas vidas? A resposta é não, e precisamos lidar com isso. Precisamos lidar com o fato de que certas coisas, certos acontecimentos estão fora do nosso controle. As pessoas que buscam esse controle em cada detalhe acabam tendo que lidar com uma certa ansiedade, já que a necessidade de estar no comando de tudo demanda também muito desgaste físico e psicológico para dar conta do que ela mesma se propôs e assumiu como importante. Sem contar o pensamento constante de “e se…?”, como se fosse possível pensar em todas as possibilidades de acontecimentos que podem ocorrem no nosso cotidiano.

           O problema de ter a sensação de que tudo está sob controle é que essa sensação é falsa. O inesperado está sempre pronto para atacar, e perceba, o inesperado não tem esse nome por acaso, é porque ele não estava sendo esperado mesmo! E quando ele ataca, essas pessoas que costumam “estar sempre controlando tudo” não sabem como lidar, e aí vem o sentimento de frustração.

          Frustração com si mesmo, por não ter pensado nesse detalhe que saiu do controle. Frustração com o outro, por achar que alguém deveria ter dado conta desse acontecimento. E até frustração com o mundo que foi injusto com você que se planejou tanto e no final não adiantou nada. Pois é, tem coisas que não depende de ninguém, elas simplesmente acontecem. Temos que lidar com isso, visualizar o acontecido e entender que o que poderia ser feito, foi feito. E quando estiver planejando algo, tenha sempre em mente que você não está pensando em tudo, porque o inesperado é inesperado!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia