Topo
A vida é sobre os afetos. - Prosa e Psicologia
fade
4340
post-template-default,single,single-post,postid-4340,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A vida é sobre os afetos.

A vida é sobre os afetos.

           Parece uma afirmação óbvia, mas sim: a vida é sobre os afetos. E o que isso significa? Significa que muitas das relações que as pessoas se cobram para que aconteça, às vezes, se analisadas com atenção, a melhor alternativa é deixar para lá. Existem relações em especial que geram mais culpa do que outras, mas até essas que envolve culpa, se analisar as consequências que envolvem essa relação, talvez sentir culpa seja a opção que valha a pena.

            As relações familiares são as que geram mais culpa, não só por uma questão religiosa, mas pelo simples vínculo sanguíneo ou de convivência. Contudo, infelizmente, existem familiares ou mesmo amigos, que qualquer tipo de aproximação pode gerar muita ansiedade, estresse, cobranças e até mesmo crises depressivas. E com isso, analisando esses sentimentos, será que essa relação vale a pena? Em muitos os casos o distanciamento total não é possível, mas a grande questão é colocar limites nessas relações que geram muito desgaste psicológico e aceitar que o sentimento de culpa muitas vezes vale mais a pena, e seja mais fácil de lidar.

            Mas e os afetos? Muitas vezes o lugar aonde você mais vai se sentir amado, protegido, à vontade são em relações sem um vínculo familiar ou mesmo que aconteceram da maneira mais improvável, mas que provoca sentimentos bons, sem cobrança e ansiedade. Essas relações que são mais leves, são as que mais contribuem para a vida de uma maneira geral, ajudando a desenvolver sentimentos de autoconfiança e de autoestima.

            Por isso, apesar da importância que muitas pessoas possam ter em sua vida, analisar que tipo de relação, sentimentos que ela provoca e o que ela representa para você, seja um caminho importante para estabelecer limites de uma forma que fique confortável, mas também com respeito. Além disso, valorizar e se aproximar daqueles que lhe fazem bem, independente do vínculo que se foi criado, faz com que se crie uma rede que te fortaleça nos momentos difíceis. Afinal, a vida é sobre criar afetos, seja com quem for, quando for, mas manter relações saudáveis para que você, como ser humano, esteja fortalecido, psicologicamente falando.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia