Topo
Perdendo o controle durante o Corona. - Prosa e Psicologia
fade
4184
post-template-default,single,single-post,postid-4184,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Perdendo o controle durante o Corona.

Perdendo o controle durante o Corona.

       Esse período de isolamento no qual estamos vivendo, tem deixado as pessoas confusas sobre o que elas sentem, da onde vem o cansaço delas, o sono desregulou, as tarefas de trabalho e domesticas parecem terem aumentado, e um sentimento de desgaste emocional com relação às pessoas que você convive, que antes você sentia com uma menor intensidade, hoje parece intolerável. Não está fácil. Por isso, trouxe essa tirinha do Silva João. Porque percebo que pessoas que antes conseguiam manter os altos e baixos do cotidiano sem afeta-los tanto, hoje, com tudo o que estamos vivendo, sentem estar perdendo o controle, algo novo e que eles não sabem como lidar, e às vezes sentem que precisam saber lidar, afinal sempre deram conta de suas emoções tão bem (não seria uma pandemia que iria desestabiliza-los).

       O texto de hoje é para aquelas pessoas que não necessariamente desprezam a psicoterapia, mas que nunca sentiram a real necessidade de buscar ajuda psicológica. A grande questão aqui é entender que a psicoterapia não é só para aquelas pessoas em crises severas de depressão ou ansiedade. Toda essa instabilidade que estamos vivendo tem desestabilizado todas as pessoas, independente do tempo que elas já fizeram terapia antes ou não. São tempos difíceis e novos, em que nunca pensávamos que viveríamos e que por isso, nunca refletimos sobre essas questões que estão vindo à tona agora.

      Os trabalhos domésticos aumentaram porque você passa mais tempo em casa, o trabalho profissional talvez pode não ter mudado, mas como sua rotina mudou, a sensação é que ele também aumentou e por isso você não está dando conta como antes. Isso por si só já é frustrante, se você é responsável por alguma criança/adolescente, essa frustração se potencializa uma vez que você está tendo que desempenhar funções que nunca fez antes.  Tudo isso gera muito estresse, e a sensação é que aqueles defeitinhos que sua companheira/o apresentava, hoje estão insuportáveis, porque sua paciência não é mais a mesma. E isso é só o começo de uma reflexão que pode ir muito longe, uma vez que nossa rotina de higiene e limpeza precisou mudar, tivemos que nos afastar de pessoas que nos faziam bem em prol do isolamento. São tantos os detalhes, que a sensação de estar perdendo o controle é comum e compreensível.

      Mas aceitar que tempos atípicos pedem escolhas (que para você podem ser) atípicas, e isso inclui buscar ajuda psicológica. Caso sinta frequentemente que tudo está por fio, que tudo depende de você, a psicoterapia não significa fracassar ou não ser auto suficiente como antes. Isso na verdade são ideias que a própria psicologia vai te ajudar a aprender a enxergar de outra forma, pois em momentos como esse, esse tipo de pensamento se mostra frágil e problemático. Busque ajuda, não queira lidar com tudo sozinho.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia