Topo
Por que é tão difícil pensar a longo prazo? - Prosa e Psicologia
fade
4168
post-template-default,single,single-post,postid-4168,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Por que é tão difícil pensar a longo prazo?

Por que é tão difícil pensar a longo prazo?

            Enxergar o futuro e planeja-lo não é uma dificuldade apenas de pessoas ansiosas, pensar a longo prazo é uma dificuldade do ser humano moderno, até mesmo daqueles mais tranquilos. E por que essa dificuldade? Podemos começar com a primeira hipótese que é a vida imediatista que levamos, como hoje em dia tudo é “para ontem”, por isso olhar meses e talvez anos adiante gere tanta ansiedade que preferimos o caminho mais curto. Mas não é só isso!

            Muitas vezes pensar a longo prazo envolve fazer sacrifícios, abrir mão de prazeres no presente, mesmo que você saiba da “recompensa” lá na frente. Ela parece tão distante, talvez tão incerta para sofrer no agora. E assim deixamos planos e mais planos para depois, porque o agora fala mais alto. Pode ser que você conheça alguém que foi focado o bastante para fazer escolhas pensando no futuro, e que dê seu testemunho para te incentivar a fazer o mesmo, mas isso não é o suficiente. Muitos questionamentos veem à tona e o medo de fracassar e não conseguir fala mais alto.

            É claro que para cada problema, existem, muitas vezes, questões psicológicas mais profundas do que apenas o foco em pensar a longo prazo. Uma pessoa que não consegue emagrecer, por exemplo, tem sim uma dificuldade em abdicar de prazeres, mas é importante analisar sua relação com a comida e como ela foi construída. Assim, fica mais fácil entender a própria dificuldade de emagrecimento. Outra pessoa com problemas para realizar trabalhos acadêmicos, pode ser que seu problema seja o medo do que está por vir depois da sua formação, e por isso ela sabota suas atividades. Percebe como o problema nunca é tão simples?

            Quando falamos do ser humano, nada é tão simples. Ainda mais quando pensamos a relação das pessoas com prazer ou a falta dele. E pensar no futuro pode ser algo até mesmo sofrido para algumas pessoas, justamente pelas incertezas que vem com ele. Não temos certeza de nada, mas somos agentes da nossa vida e responsáveis pelas nossas escolhas, que nos trarão consequências a curto ou longo prazo. Por isso, refletir nos ajuda a, pelo menos, fazer escolhas mais conscientes a cerca da nossa vida.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia