4 de Fevereiro: Dia Mundial do Câncer. - Prosa e Psicologia

4 de Fevereiro: Dia Mundial do Câncer.

Falar sobre doenças físicas é muito importante também, afinal o corpo anda de mão dada com a saúde mental. O câncer, mais especificamente, é a segunda doença que mais mata no mundo, sendo que 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas se houvesse maior conscientização e prevenção. Dessa forma, é compreensível, assim como qualquer doença, o medo de um diagnóstico de câncer, pois para muitas pessoas, isso soa como uma sentença de morte. Mas é importante enfatizar que pelo menos um terço dos canceres comuns poderiam ser evitados.

Aqui no blog falamos muito do autoconhecimento relacionado a forma como nos comportamos, sobre entender o que sentimos etc. Porém, autoconhecimento também significa conhecer o seu corpo, entender como ele funciona, quais tipos de dores são frequentes. Para isso, é muito importante olhar e enxergar seu corpo, na frente do espelho mesmo, se atentar a cada detalhe que faz parte dele, pois fazendo esse exercício com frequência, qualquer tipo de mudança irá lhe chamar a atenção. E um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento do câncer é o diagnóstico precoce, além do tratamento ter menos efeitos colaterais e ser menor custo. Então, se atente a como seu corpo funciona, e sempre que observar ou sentir algo diferente, procure um médico para realizar os exames necessários.

Encarar os sintomas pode ser difícil para muitas pessoas, é comum as pessoas, principalmente homens, serem resistentes a procurar ajuda profissional, justamente com medo do que aquilo pode significar. Como se “não saber” do diagnóstico, ele “não existisse”, contudo os sintomas continuarão ali, e provavelmente se agravando com o passar do tempo. E aí, voltamos para o que sempre falamos aqui no blog, sobre saber se expressar e não ter vergonha disso. Se você sentir medo do que aquele sintoma pode significar, compartilhe com alguém de confiança, para que ela te acompanhe nesse momento, nas consultas e exames, pois é muito comum as pessoas que recebem esse diagnóstico não conseguirem se concentrar nas instruções dos médicos e foquem apenas em tudo de ruim que essa doença representa para ela.

Por fim, nesse dia de conscientização, indicamos o site World Cancer Day, o nome é americano, mas ele está em português. Ele traz diversos materiais para aprendizagem, dados sobre o câncer, e propostas para quem quiser ajudar e difundir essas informações. Saúde física também faz parte da saúde mental!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.