Topo
Olhando o egoísmo com outros olhos. - Prosa e Psicologia
fade
3806
post-template-default,single,single-post,postid-3806,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Olhando o egoísmo com outros olhos.

Olhando o egoísmo com outros olhos.

            O egoísmo é um sentimento que desde a nossa infância nos ensinam a evitar, como é importante saber dividir, saber pensar no outro e não apenas em si mesmo… enfim, sim! Ser egoísta é algo ruim, no sentido de que essas pessoas são difíceis de lidar, pois elas dificilmente irão ceder em prol do outro. Mas por outro lado, existem pessoas que só pensam no outro, e se anulam de uma forma que suas vontades deixam de existir!

            De certa forma, conviver com essas pessoas é uma maravilha, mas será mesmo que esse altruísmo em excesso faz bem para elas? A nossa sociedade valoriza tanto o “fazer pelo outro”, mas esquece que isso também pode ser muito prejudicial. Todo ser humano tem seus gostos, opiniões, vontade própria, pode ser que ele não sabe falar quais – justamente por sempre fazer em função do outro -, mas se ele parar para refletir, ele tem sim suas preferências!

            Eu vejo pessoas se anulando de uma forma tão triste, mas que para os olhos do outro é tão valorizado e isso acaba sendo mantido por tanto tempo, a ponto da pessoa não saber o que de fato quer para si, por ficar à disposição das vontades alheias. E não precisa ser assim! Ceder, abrir mão, fazer um pequeno sacrifício por alguém é muito importante sim, mas viver uma vida dessa forma não é viver!

            Pense um pouco mais em você, no que te faz bem, no que você sente falta e faça isso por você! Se você não fizer, quem irá fazer? Se permita fazer coisas que você sempre fez por outra pessoa, é tão gostoso cuidar de nós mesmos. Se isso é ser egoísta, então vale a pena! Ah, e não me diga que não tem tempo, porque tempo é questão de prioridade. Tempo você tem, mas quais são suas prioridades? Se coloque em primeiro lugar uma vez ou outra, vai te fazer bem!

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia