Topo
A barba e o menino - Prosa e Psicologia
fade
3785
post-template-default,single,single-post,postid-3785,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

A barba e o menino

A barba e o menino

    Muitos dos problemas das nossas vidas são criados ou amplificados por nós mesmos. Geralmente nós damos uma atenção excessiva para coisas que são muito mais simples do que parecem e não prestamos atenção em outras que realmente merecem. Nesse contexto, se enquadram o que os psicólogos e psiquiatras chamam de fobias, obsessões, compulsões e tantas outras. 

        Para exemplificar, vou contar uma historinha que me contaram quando eu era criança e me fez refletir muito na época: 

         “Certo dia um homem muito barbudo estava andando com seu neto e esse diz: ‘vô, posso te fazer uma pergunta?’, o homem responde: ‘lógico meu neto.’, então o menino pergunta: ‘você dorme com a barba por cima ou por baixo da coberta?’, o homem para, pensa e responde: ‘não sei te responder, nunca parei para prestar atenção nisso’. Quando chegou a noite daquele dia, o homem foi para a cama mas não conseguiu dormir, colocava a barba por cima da coberta, depois por baixo, ficou incomodado a noite inteira.” 

           A moral dessa história é que, às vezes, convivemos com algo há anos e muitas vezes isso nem é um problema, mas quando começamos a colocar muita atenção, aquilo acaba nos tirando o sossego. Ou seja, diante disso precisamos refletir sobre o motivo de estarmos dando tanta atenção para aquilo naquele momento de nossas vidas. Talvez as verdadeiros causas de perdermos o sono estejam nos motivos de estarmos pensando muito naquela questão, e não nela em si. 

 

Homero Belloni

Sou psicólogo (CRP 08/23286) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possuo especialização em Clínica Psicanalítica (UEL) e mestrado em Psicologia (UEL). Atendo em clínica psicológica particular sob o olhar da Psicanálise. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia