Topo
O desafio da sala de espera. - Prosa e Psicologia
fade
4057
post-template-default,single,single-post,postid-4057,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.7,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

O desafio da sala de espera.

O desafio da sala de espera.

             Você também tem dificuldade em esperar? Acredito que desde que vivemos nos tempos da internet esperar está sendo um desafio para todo mundo. Seja esperar pela sua consulta na sala com a ajudinha do seu celular, seja esperar por algum acontecimento com data marcada… esperar de uma forma geral tem sido um problema para todos.

            É engraçado que as primeiras a serem cobradas disso são as crianças, porque de fato elas estão aprendendo tudo e para elas o sentar quieto é um desafio. Mas o pior é que o sentar e ficar quieto está sendo desafiador até para os adultos que cobram isso das crianças! Só que eles não percebem isso. Faça essa experiencia: a próxima sala de espera que tiver que frequentar, tente não mexer no celular, não vale revista também. Sentar e esperar: simples assim. Por que é tão difícil? E por que cobramos isso dos pequeninos que estão aprendendo a lidar com todas as emoções ainda?

            E nessa angústia de que não conseguimos parar nem em uma sala de espera, quando a vida nos impõe de alguma forma esperar, por exemplo, o resultado de uma prova, isso vira uma tortura para nossa cabeça. Achamos que somos uma vítima da sociedade pelo simples fato de termos que esperar… a que ponto chegamos.

            É preciso parar e respirar. Todos os dias, independente da espera em que estamos sendo testados. Esperar faz parte e é necessário, pelo simples fato de que ficamos mal acostumados com tudo a ser decidido para ontem. São essas coisas que demandam espera que valem a pena, que damos valor. E não vale ficar no celular, precisamos aprender a refletir sobre essa espera, sobre porque estamos tão angustiados ou ansiosos, e enxergar o que está acontecendo no agora. Porque o agora é a única coisa que temos.

Eloisa Sobh Ambrosio

Sou psicóloga (CRP 08/23287) formada pela Universidade Estadual de Londrina e atendo na clínica psicológica a partir da abordagem da Análise do Comportamento. Estou concluindo uma especialização na PUC - Londrina em Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.

Não há comentários

Escreva um comentário


Copyright © 2018. Prosa & Psicologia