Os novos sintomas psicológicos. - Prosa e Psicologia

Os novos sintomas psicológicos.

Apesar dos nossos sintomas psicológicos ocorrerem em planos individuais, eles têm muito a ver com aspectos culturais. Um desses aspectos culturais que afetam e muito nossos sintomas psicológicos é a repressão e a maneira como ela incide sobre nós e a maneira como lidamos com nossos impulsos e desejos.

Há uma mudança evidente na clínica psicológica e nos sintomas que nós psicólogos presenciamos em nosso cotidiano, se em um momento fomos ensinados a lidar com sintomas histéricos, obsessivos, fóbicos e tantos outros já descritos por Freud, em nossa realidade vivenciamos demandas muito diversa desses aspectos. Não que eles ainda não estejam presentes na clínica psicológica ou psicanalista, no entanto, há “novas” situações a serem enfrentadas.

Se em outro momento histórico era muito comum vermos sintomas advindos da repressão e isso lhes conferiam um caráter simbólico bem característico, atualmente, muitos sintomas psicológicos são “pobres” em simbolização pois muitos não passam, necessariamente, pelo viés da repressão, as pessoas apenas transformam seus impulsos em ato. Em outras palavras, em um momento onde as pessoas deixavam de agir com base em seus impulsos devido a repressão, os sintomas produzidos eram resultados de uma espécie de mediação entre os impulsos e a moral. Atualmente o aspecto moral e coercivo está bem menos incisivo que em outros momentos históricos, logo, os sintomas psicológicos nem sempre são advindos dessa “mediação”, pelo contrário eles são pautados justamente na ausência dessa.

Assim, cabe pensarmos no fato de sempre termos atribuídos os grandes problemas psicológicos à repressão, no entanto, um aspecto notado atualmente é que a ausência dessa produz sintomas extremamente destrutivos e que talvez não estejamos tão preparados para lidarmos com eles. Vale ressaltar que não pretendo fazer apologia à repressão de outros tempos, mas apenas instigar a reflexão sobre os “novos” sintomas psicológicos e seu caráter “não simbólico”, trazendo novos desafios para os campos da psicologia e principalmente da psicanálise.

Homero Belloni

Sou psicólogo (CRP 08/23286) formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possuo especialização em Clínica Psicanalítica (UEL) e mestrado em Psicologia (UEL). Atendo em clínica psicológica particular sob o olhar da Psicanálise. Atualmente trabalho com adolescentes e adultos na região de Londrina.